Padrões de Codificação de Caracteres

Padrões de Codificação de Caracteres

Olá a todos! Sejam muito bem-vindos de novo ao meu blog. Hoje irei falar um bocadinho sobre os padrões de codificação de caracteres.

Como todos sabemos, o texto é o principal meio de comunicarmos uns com os outros e comunicarmos com o mundo em geral. Sem este, a comunicação seria bastante diferente. Como tal, este assume um papel importantíssimo no nosso dia a dia.


O que são e como surgiram os padrões de codificação de caracteres?


O texto é formado por associações de caracteres, que, para serem utilizados em computadores, precisam de ser codificados. Pelo que, com a necessidade de os computadores "comunicarem entre si", isto é, trocarem dados entre si, surgiram os padrões de codificação.

Os padrões de codificação são uma regulação de representação de caracteres em computador e consistem em tabelas com grupos de bits que representam diferentes caracteres. Têm a função de facilitar o armazenamento do texto nos computadores, e também de facilitar a sua transmissão através de redes de telecomunicação.

O  código ASCII e o código Morse (que codifica letras do alfabeto latino e números em pulsos elétricos, os pontos e traços) são exemplos deste padrão de comunicação.


Código ASCII

A tabela de código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) corresponde ao código padrão Americano para o intercâmbio de informação desenvolvido na década de 60 com o intuito de ser utilizado por todos os computadores, e assim facilitar a troca de dados entre eles. Consiste num código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (sinais de pontuação, sinais matemáticos e letras do alfabeto latino) e 32 sinais de controlo. Sendo que cada código binário possui 8 bits (ou seja, 1 byte): 7 bits para a codificação e 1 bit de paridade (deteção de erro).

Esta codificação é utilizada para representar textos em computadores e em outros equipamentos de comunicação. 

A tabela de código ASCII consiste na representação dos caracteres ASCII e na sua numeração octal, decimal e hexadecimal.



Código Unicode

O Unicode é um padrão que apareceu em resposta à insuficiência da tabela ASCII e que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Engloba a maioria dos caracteres utilizados em todo o mundo, tendo sido desenvolvido em simultâneo por várias empresas como a Apple, Adobe, Microsoft, entre outras.

Os códigos disponibilizados pela Unicode permitem representar conjuntos até 4 bytes (32 bits) para codificar os caracteres utilizados pelos idiomas modernos e as formas clássicas de alguns idiomas. Codificam símbolos de pontuação, caracteres acentuados, símbolos técnicos e matemáticos e outros símbolos e formas gráficas.



Exemplo de escrita e imagem em código ASCII

Desafiaram-me a converter o meu nome e uma imagem para código ASCII, este foi o resultado!




Agora desafio-vos a fazerem o mesmo! Para a escrita, utilizei o site http://www.network-science.de/ascii/ e para a imagem utilizei o site http://www.glassgiant.com/ascii/.


Com isto chego ao fim, espero que tenham gostado e que se tenham informado mais um bocadinho sobre os padrões de codificação de caracteres. Mais projetos vêm por aí, por isso, fiquem atentos! 😉





Webgrafia

https://pt.wikipedia.org/wiki/ASCII
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unicode
http://www.network-science.de/ascii/
http://www.glassgiant.com/ascii/

Comentários

Mensagens populares