Cidadania Digital

Cidadania Digital



Olá a todos! Sejam muito bem-vindos de novo. Hoje irei falar um bocadinho sobre um tema muito importante, a cidadania digital.


Cidadania Digital


Como toda a gente sabe, o desenvolvimento acelerado da tecnologia mudou a nossa forma de viver, isto é, hoje em dia temos uma rede enorme de meios tecnológicos ao nosso dispor. Contudo, com este desenvolvimento também há novos deveres que o cidadão deve cumprir como responsabilidade e respeito à cidadania do próximo.
Dessa forma, a cidadania digital entende-se pelo direito de acesso democrático às ferramentas tecnológicas em todas as suas possibilidades e pelo respeito às normas adequadas para uso correto e responsável de todos esses novos recursos.
Em suma, a cidadania digital consiste no uso correto da tecnologia de modo que se garanta o bem-estar de todos os seus utilizadores.



Etiqueta Digital


A etiqueta digital consiste nas regras de boa educação que utilizamos no dia-a-dia só que aplicadas à tecnologia. É nosso dever garantir o bem-estar dos utilizadores da internet e, por isso, a etiqueta digital é muito importante. Estas regras têm como objetivo promover o respeito mútuo, a comunicação eficaz e a qualidade da socialização. Se todos cumprirmos estes deveres, a internet torna-se num lugar mais seguro, respeitoso e agradável, onde podemos partilhar a nossa opinião com a comunidade de forma civilizada bem como podemos apreciar e respeitar todos os pontos de vista que há nela.



Comunicação Digital


Uma das coisas que mudou bastante com esta revolução digital foi a comunicação. Devido aos meios de comunicação que temos ao nosso dispor, principalmente as redes sociais, podemos comunicar com todo o mundo mais facilmente comparativamente ao que era antes. E é neste princípio que se apoia a comunicação digital, trocas de informação entre as pessoas de forma fácil e rápida, podendo manter próximas as pessoas que estão separadas fisicamente. Mas claro, é necessário ter sempre em atenção as regras de etiqueta digital.



Literacia Digital


A literacia digital corresponde ao conhecimento que possuímos sobre os meios digitais. Para utilizarmos certos equipamentos, convém ter algum conhecimento sobre eles, sobre o seu funcionamento e sobre os programas que lhes estão associados para que haja uma maior eficácia na sua utilização.



Acesso Digital


O acesso digital, como próprio nome indica, consiste na capacidade das pessoas em aceder e usufruir da internet e dos seus aparelhos. Tem como objetivo expandir as vias de comunicação a toda a população mundial, independentemente do local onde vive, da sua etnia, da sua religião e da sua classe social.



Comércio Digital


Hoje em dia, as compras online estão cada vez mais vulgarizadas. Muita gente aproveita esta funcionalidade que o mundo digital nos oferece, uma vez que não temos de nos deslocar a lojas físicas, o que poupa imenso tempo. Assim, o comércio digital é mesmo isso, consiste nas transações de compra e venda de produtos e serviços via online. Contudo, é preciso ter sempre muito cuidado ao fazer as compras pois podemos ser enganados facilmente, apenas devemos utilizar esta funcionalidade que o mundo digital nos oferece em sites de confiança.



Lei Digital


A lei digital trata da ética da tecnologia na sociedade. Como cidadãos digitais, devemos obedecer e cumprir essas leis, de forma a aumentar a segurança no meio digital. Quem não cumprir essas leis tem de estar ciente que está a cometer um crime.



Direito e Responsabilidade Digital


Como cidadãos digitais devemos ter uma série de direitos e responsabilidades. Um direito que toda a gente conhece e que deve ter é o da privacidade mas também há muitos outros como a liberdade de expressão, a cibersegurança, entre outros.


Saúde e Bem-estar Digital


As novas tecnologias mudaram as nossas vidas mas, por um lado, estamos mais dependentes de tudo o que seja tecnológico. Assim, é necessário ter uma relação saudável com as tecnologias para que possamos aproveitá-las mas também continuar a ser saudável. E é neste princípio que a saúde e bem-estar digital se apoia, devemos ter consciência e controlo no tempo que estamos online para que não passemos muito tempo à frente dos ecrãs. É muito importante impor alguns limites para que continuemos a ser saudáveis e continuar também uma vida não tão dependente das tecnologias e dos ecrãs dos telemóveis, por exemplo.



Segurança Digital


A segurança digital consiste na proteção dos nossos dados pessoais. Devemos ter sempre cuidado e evitar ao máximo os riscos a que todos os utilizadores digitais estão sujeitos. Para isso temos de nos proteger e há diversas formas para o fazer, como por exemplo, a autentificação de dois fatores, palavras-passe fortes (deve ser constituída por letras maiúsculas e minúsculas, por números e por símbolos) e a utilização de anti-vírus. Não esquecer que devemos ter em atenção e ignorar mensagens e e-mails suspeitos pois podem conter vírus. 




Com isto chego ao fim, espero que tenham gostado e que se tenham informado mais um bocadinho sobre o mundo digital. Mais projetos vêm por aí, por isso, fiquem atentos! 😉









Bibliografia

https://stefanini.com/pt-br/trends/artigos/cidadania-digital
https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/etiqueta-digital
https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/lei
https://pt.wikipedia.org/wiki/Literacia_Digital
https://www.cidadaniadigitalbrasil.com/direitos-e-responsabilidade-digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_digital
https://www.staples.pt/portal-informativo/dicas-e-sugestoes/10-formas-de-manter-a-sua-informacao-segura.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nico
https://www.welivesecurity.com/br/2019/07/01/bem-estar-digital-em-busca-de-um-uso-saudavel-da-tecnologia/
















Comentários

Mensagens populares